Inscrições podem ser realizadas por este link.

A ABEP-UK e a Embaixada do Brasil em Londres convidam para o webinário A Diáspora Científica Brasileira no Reino Unido: experiências e possibilidades” com o intuito de expandir o imaginário da diáspora científica e abrir espaços de diálogo com estudantes de pós-graduação e pesquisadores no Reino Unido sobre o tema.

O webinário é fruto de parceria entre a ABEP-UK (Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido) e a Embaixada do Brasil em Londres. O evento integra a celebração dos 41 anos da ABEP-UK. O webinário terá por objetivo fortalecer o diálogo em torno da diáspora científica brasileira presente no Reino Unido, com foco nas oportunidades, nos desafios e nas experiências vividas por estudantes, pesquisadores e inovadores vinculados à ciência brasileira neste país. Outro objetivo será contribuir para a conformação de verdadeira rede da diáspora, estreitando contatos e propiciando intercâmbio de informações no longo prazo.

O evento busca aproximar diferentes perspectivas e fomentar o debate sobre a pesquisa e a ciência brasileira na ilha, explorando seus potenciais modos de colaboração com o Brasil, desafios e oportunidades. O evento contará com três convidadas que vão debater questões latentes sobre a diáspora, trazendo suas experiências reflexões para o público:

 Carlota Ramos
Chefe do Setor de C,T&I da Embaixada do Brasil em Londres

Diplomata de carreira, ingressou no Ministério das Relações Exteriores em 2012. Em Brasília, trabalhou nas áreas de energia e de meio ambiente. Desde sua remoção para Londres em 2018, chefia os setores de C,T&I e de cooperação educacional da Embaixada do Brasil no Reino Unido.

Dra. Ana Maria Carneiro
Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – Unicamp

Ana Maria Carneiro é Doutora em Política Científica e Tecnológica e mestre em Sociologia, ambos pela Unicamp, e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I e em Ensino Superior. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp, Assessora para Avaliação Institucional na Coordenadoria Geral da Unicamp, Professora do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Seus interesses de pesquisa envolvem a diáspora brasileira científica, cooperação internacional e avaliação de impactos.

Dra. Maria Augusta Arruda
Gerente de Projetos Estratégicos da Universidade de Nottingham (UoN). 

Foi Professora da UERJ, Pesquisadora da Fiocruz, e Coordenadora-Geral do Programa CAPES-Universidade de Nottingham em Descoberta de Novos Fármacos (2014-2019). Em 2008 foi laureada com o Prêmio L’Oréal-ABC-UNESCO para Mulheres na Ciência. Foi eleita Presidente da Rede por Igualdade Racial da UoN (@UoNBAME) e atua no campo da Diplomacia Científica.

Moderação: Dr. Lucas França (King’s College London)

O evento faz parte da celebração dos 41 anos da ABEP-UK e contará com a abertura de Bruna Montuori (presidente 2020/2021) e introdução do Embaixador do Brasil em Londres Fred Arruda. 

O evento ocorrerá no dia 30/06/2021 às 17h (horário de Londres, BST) / 13h (horário de Brasília, BRT).

Inscrições podem ser realizadas por este link.